quarta-feira, 9 de março de 2011

Sugestões para Crugívoros

Conheço alguns crugívoros que vivem muito bem. Mas é preciso um grande cuidado já que criamos uma certa adaptação histórica aos refogados e cozidos e temos dificuldades na digestão de alguns alimentos que não tenham passado pelo fogo.

No capítulo sobre alimentação viva apresento inúmeras possibilidades. Os crugivoristas podem consumir, por exemplo, arroz e feijão crus germinados. A quantidade de nutrientes é excepcional, mas é necessária  também uma excepcional mastigação.

Consideram-se crugívoros os que consomem no mínimo 70% de crus. Nesse caso podemos aproveitar nos demais 30% as vantagens de alimentos quentes nos quais proteínas, gorduras, hidratos de carbono e outros nutrientes importantes são pré-digeridos. Gostaria de viver assim no futuro!

Recentemente, em um encontro vegan, tive oportunidade de trabalhar com o pão essênio, feito – como explico no capítulo sobre alimentação viva – com trigo germinado e  “assado” a 45 graus de tal maneira que as enzimas ficam vivas. Fiz com o pão essênio uma torta fria ao liqüidificador, acrescentando verduras, legumes, azeite, shoyu e gersal. Este prato fica bem firme e é muito saboroso. Se você, leitor, experimentar essa dieta durante 21 dias saberá do que estou falando. A tendência do crugivorismo (70%) é promover a cura sistêmica, trazendo o corpo e a mente  de volta aos seus estados naturais.

Um crugívoro organiza seu almoço ou jantar mais ou menos assim: Torta fria de trigo germinado, pão essênio, salpicão com maionese vegetal, verduras e raízes raladas, folhas verdes variadas, abacate em fatias, azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário