quarta-feira, 9 de março de 2011

Raízes, Tubérculos e Bulbos


Vamos aqui diferenciar raízes, tubérculos e bulbos. Raízes normalmente podem ser consumidas cruas, picadas ou raladas. As principais são beterraba, cenoura, nabo curto, nabo comprido, rabanete curto e rabanete comprido.

Tubérculos são geralmente pesados e difíceis de ingerir na forma crua. Os mais comuns são batata inglesa, aipim(mandioca), batata doce, batata baroa, inhame, cará e bardana. Os tubérculos são excepcionais também para preparo de cremes, purês e sopas. Ninguém dispensa, por exemplo, uma mandioca cozida e passada em pouco óleo até que doure. Há um tubérculo muito especial chamado “batata Yakon” que pode ser consumido cru como cana-de-açúcar e é excepcional para promover saúde.

Bulbos são caules subterrâneos de formas arredondadas. Os mais utilizados no dia-a-dia são o alho e a cebola, ótimos remédios para o corpo, mas, nem tão bons para a mente. O gengibre é um rizoma espacial milenarmente utilizado por diversas culturas.Vale a pena o termos como tempero pelo ótimo sabor associado a maravilhosos efeitos nutracêuticos.

Se você se esforça, por exemplo, por concentrar-se em algum estudo ou em alguma prática meditativa, alho e cebola serão seus maiores inimigos, mas o gengibre poderá ser usado. Não desejando, porém, abandoná-los procure ao menos não ingeri-los diariamente, limitando o consumo para o máximo de duas vezes na semana. Substitua-os por gengibre, pimentão, assa fétida, assa-peixe, alfavaca, curry, alho poró, coentro, noz moscada e outros igualmente equilibrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário