quarta-feira, 9 de março de 2011

Complementos para Veganos


Os veganos conscientes normalmente são os mais saudáveis por excluírem da dieta todos os produtos de origem animal. Conheço, entretanto, muitos vegans e macrobióticos extremamente magros.
Se você é vegan é preciso ficar de olho em três problemas fundamentais. O primeiro é o ferro que você garantirá ingerindo sucos de folhas verdes, melado, rapadura de cana e grãos germinados. A vitamina B12 (cianocobalamina) é outra que merece atenção. Para garantir a presença desse nobre nutriente o mais aconselhável é que você utilize complementos enriquecidos, normalmente oferecidos em farmácias.
Por último, para garantir a correta quantidade de proteínas, você deve caprichar nos cereais integrais e nas leguminosas, em especial na soja e seus derivados como o leite e o tofu. Também o amendoim (desde que confiável) e as oleaginosas como castanhas e nozes são essenciais. Ser vegan costuma custar caro já que é difícil prescindir de alguns alimentos especiais. Garanto porém, a melhor relação custo-benefício. Os vegans são os vegetarianos mais saudáveis. E para os veguinhos que não têm grana para seus ideais, sugiro o consumo ostensivo de multimistura, farelo de arroz e farelo de trigo associados com (nesse caso) arroz, pão ou macarrão brancos. Esforce-se porém para ter acesso aos integrais genuínos.
Como os complementos nutricionais do vegan são um pouco mais complicados, vou estender-me um pouco mais nas sugestões que se seguem:

·         Almôndegas de proteína ao molho.
·         Bifes de glúten ao shoyu.
·         Espetinhos com glúten, cenoura, cebolinha miúda e berinjela.
·         Estrogonofe vegetariano com tofu, proteína e legumes.
·         Hambúrguer de proteína com gergelim.
·         Farofa de gérmem de trigo.
·         Farofa de multimistura.
·         Gersal (farinha de gergelim com sal).
·         Lasanha com creme de tofu.
·         Maionese de tofu com cenoura e azeitona.
·         Proteína de soja tostada com ervas.
·         Tahine (pasta de gergelim).
·         Tofu defumado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário